SaeR - Sociedade de Avaliação de Empresas e Risco

RT SaeR - Dezembro de 2005

O que fica

Uma crise continuada

As crises francesa e alemã são sintomas de uma crise europeia generalizada, que pode parecer inesperada na perspectiva do passado, mas que se apresenta como consistente e continuada quando se observa na perspectiva dos futuros possíveis.

Estratégia de empresa

Carlos Ghosn: da Nissan à Renault

A adaptação das empresas a globalização competitiva pode ser exemplificada pela actuação de Carlos Ghosn no sector automóvel, particularmente na gestão da Renault e da Nissan.

União Europeia

Como sobreviver sem orçamento?

Independentemente dos resultados da Cimeira de Londres, a questão de fundo que importa debater e se uma Europa enfraquecida poderá, no contexto dos actuais desafios mundiais, servir os interesses de algum Estado membro.

Mercado Monetário e Financeiro

À espera do BCE

O final de 2005 e o início de 2006 perfilam-se como o ultimo rasgo de oportunidade para o BCE recuperar poder sobre a política monetária, se pretender continuar a influenciar o andamento da economia europeia.

Tema de Fundo

O bom governo das sociedades

As regras e boas praticas que actualmente estão a ser recomendadas pelas entidades reguladoras e de supervisão dos mercados nem sempre são as mais adequadas e são claramente insuficientes para responder as necessidades de uma boa governação das sociedades.

Internacional

Angola: uma nova fase?

Angola constitui o parceiro mais consistente de Portugal em Africa. E parece ter chegado a altura de repensar e reavaliar as relações económicas e empresariais com aquele pais.

Espanha

Produtividade preocupante

Brasil

Cenário para 2006

A redução do montante da divida publica brasileira constitui um dos maiores desafios que em 2006 se colocam ao governo do Brasil.

Conjuntura Internacional

Economia favorável

Conjuntura Portuguesa

Crescimento inferior à zona euro

Indicadores recentes relativos ao terceiro trimestre revelam alguns sinais de recuperação da economia portuguesa. Todavia, a generalidade das estimativas aponta para uma taxa de crescimento médio anual inferior a da zona euro.

Relatório Trimestral SaeR

Para adquirir o Relatório SaeR, por favor utilize o formulário abaixo:

 (*)
 
 
 
(*)
 
 
(*)
(*)
 (*)

Os campos marcados com * são de preenchimento obrigatório.
Consulte a nossa política de privacidade de dados.

Notícias

Clube SaeR

Aceda aos conteúdos exclusivos e receba regularmente a newsletter SaeR directamente na sua caixa de e-mail.

Contactos

Rua Luciano Cordeiro, 123 4º Esq.
1050-139 Lisboa
Portugal

Tel: +351 213 030 830
Fax: +351 213 030 839
E-mail: saer@saer.pt