RT SaeR - Março de 2006
O que fica
Instabilidade e mudança
Num contexto de turbulência, em que a anemia europeia é um elemento de confirmação da inevitável instabilidade da ordem mundial antes estabelecida e o anúncio de uma nova época, o horizonte português não foi substancialmente alterado com a realização das eleições presidenciais em Janeiro.
Estratégia de empresa
General-Motors: os paradoxos da protecção social
Quando o sistema de protecção social desregula, gera uma espiral cumulativa descendente e passa a ser um acelerador de destruição.
União Europeia
Orçamento e coesão social
As verbas já atribuídas a cada país deverão ser enquadradas nos novos Quadros Estratégicos que, a nível nacional, estabelecerão os programas prioritários, os montantes atribuídos a cada um deles e as condições de elegibilidade para terem acesso à participação de fundos comunitários.
Implementação da Estratégia de Lisboa
Após a aprovação das Perspectivas Financeiras, a União Europeia decidiu agora dar prioridade ao avanço da modernização da economia europeia, implementando a Estratégia de Lisboa.
Mercado Monetário e Financeiro
O que se pode esperar do BCE nos próximos meses
Apesar da subida das taxas de juro, o presidente Trichet caracteriza a política monetária na UEM como acomodatícia, pelo que, ao longo deste ano, o BCE voltará a subir a sua taxa directora. As empresas enfrentam agora um ambiente distinto de evolução dos seus custos de financiamento.
Tema de Fundo
Basileia II: como as empresas não financeiras se podem adaptar e beneficiar das novas condições de financiamento
O novo acordo alarga a utilização do conceito de rating a todas as operações que envolvam risco de crédito. A análise bancária deixará de basear-se quase exclusivamente na situação económico-financeira reportada pela empresa, passando a abarcar uma compreensão alargada do negócio e das perspectivas que se colocam à empresa.
Internacional
Outras OPAS: episódios de globalização
Desde o início do ano têm ocorrido, no plano da economia globalizada, movimentos de reajuste empresarial sob a forma de OPAS nacionais para a protecção de fusões internacionais.
Espanha
A economia espanhola continua a perder competitividade
O dinamismo da economia no quarto trimestre de 2005 manteve a tendência de forte crescimento da procura interna com uma contribuição negativa do sector externo.
Brasil
Cenários para a economia brasileira em 2006: luz ou sombras?
Conjuntura Internacional
Zona euro e Japão recuperam devagar
Conjuntura Portuguesa
Lenta reanimação
Notícias
Clube SaeR
Aceda aos conteúdos exclusivos e receba regularmente a newsletter SaeR directamente na sua caixa de e-mail.
Contactos
Rua Luciano Cordeiro, 123 4º Esq.
1050-139 Lisboa
Portugal
Tel: +351 213 030 830
Fax: +351 213 030 839
E-mail: saer@saer.pt