SaeR - Sociedade de Avaliação de Empresas e Risco

RT SaeR - Dezembro 2009

Editorial
-disponível para download no final desta página-

O que fica
A mudança não é um golpe de destino
O poder unipolar dos Estados Unidos perde poder em todas as frentes. Entre outras razões, a sua dependência em relação à China porque esta é indispensável para financiar a dívida americana.
A União Europeia, concebida para uma ordem mundial que já não existe, não revela percepção ou poder para ter um papel inovador na construção de uma outra ordem mundial. O Tratado de Lisboa destina-se a essa ordem mundial que já não existe e que não será reconstituída com as actuais linhas de tendência.
Portugal, numa União Europeia alargada, tem vários factores de vulnerabilidade e um contexto em que são necessárias decisões urgentes, mas em que o poder executivo, após as últimas eleições, está subordinado à lentidão da decisão parlamentar.

Análise de Conjuntura
Uma "jobless recovery" das economias ocidentais
As economias ocidentais apesar de a maioria estar já numa fase de recuperação e as perspectivas apontarem para a sua manutenção, o desemprego mantêm-se e tende a agravar‑se. Está-se, assim, perante uma "jobless recovery" com questões político-sociais delicadas.
A economia portuguesa não sofreu tanto com a crise, mas também não crescerá tanto como a zona euro em 2010 e, porventura, a médio prazo, correndo o risco de manter um padrão de divergência real face à média comunitária.

Tema de Fundo
As Cidades e o modelo de desenvolvimento da economia portuguesa
Para criar as condições do seu desenvolvimento, competitividade e sustentabilidade futuros, cada cidade tem de definir a sua própria política e estratégia de desenvolvimento, processo no qual deverá encontrar o seu conjunto de factores determinantes, a saber: uma razão de ser; uma vocação; um carácter; um perfil; uma atractividade; um (vários) factor(es) de diferenciação e uma capacidade sustentada e de crescente oferta articulada de serviços, capacidades, facilidades/conveniências e um enquadramento geral favorável, útil e interessante.
Trata-se de estruturar e resolver um "pentagrama de ouro", isto é, os cinco pontos-chave, a articular para cada cidade.

Estratégia e Competitividade
O Banco Central Europeu e um novo ciclo de taxas de juro
Perante as tendências que se adivinham de evolução das taxas de curto e longo prazo, justifica-se começar a equacionar a possibilidade de fixar responsabilidades de financiamento a médio e longo prazo aproveitando as reduzidas taxas de juro de longo prazo.

Espaços Económicos e Geopolítica
Saídas da crise: as hipóteses V, W, L, LV
Nas diferentes regiões do mundo, poderá haver uma dualidade de evolução: economias adaptadas à globalização competitiva a avançarem em V e outras, presas nos seus desequilíbrios e na rejeição da mudança estratégica, a ficarem condenadas a continuarem em L. Em cada economia nacional poderá haver sectores V e sectores L.
Relatório Trimestral SaeR

Para adquirir o Relatório SaeR, por favor utilize o formulário abaixo:

 (*)
 
 
 
(*)
 
 
(*)
(*)
 (*)

Os campos marcados com * são de preenchimento obrigatório.
Consulte a nossa política de privacidade de dados.

Notícias

Clube SaeR

Aceda aos conteúdos exclusivos e receba regularmente a newsletter SaeR directamente na sua caixa de e-mail.

Contactos

Rua Luciano Cordeiro, 123 4º Esq.
1050-139 Lisboa
Portugal

Tel: +351 213 030 830
Fax: +351 213 030 839
E-mail: saer@saer.pt