SaeR - Sociedade de Avaliação de Empresas e Risco

RT SaeR - Setembro 2009

 
Editorial
-disponível para download no final desta página-

O que fica
O poder político no pós-crise: condições de sucesso do seu exercício
O importante para o período pós-crise é a identificação das oportunidades que se abrem e a capacidade de adaptação a uma realidade que muda independentemente do poder político e qualquer que este seja. É na inteligência da possibilidade que estará a condição de sucesso no exercício do poder político em tempos de grande crise.

Análise de Conjuntura
Recuperação e incerteza
Os indícios económicos parecem revelar a passagem duma fase de estabilização para uma fase de recuperação, mas as incertezas são inúmeras, prolongando esta fase hesitante. O padrão de políticas económicas de navegação à vista deverá, neste quadro, prosseguir, e não é de afastar a hipótese de as medidas de estímulo às economias prosseguirem por mais tempo do que era esperado.

Tema de Fundo
Economia Portuguesa - e agora?
Mais do que num espaço sem saída, Portugal encontra-se num momento de decisão, de oportunidade de escolha, de “encruzilhada”, onde é possível ver as várias opções disponíveis e escolher por onde seguir. Mas tão grave quanto a situação verificada, é determo-nos no seu diagnóstico sem identificar possíveis vias de solução. É o resultado desse exercício que enunciamos neste Tema de Fundo, demonstrando que é possível pensar em soluções concretas para que esta nova oportunidade não seja mais uma decepção.

Estratégia e Competitividade
Desequilíbrio externo e contributo correctivo das exportações
A economia portuguesa defronta desde há largos anos um importante desequilíbrio externo, que se manifesta num significativo défice da Balança Corrente e que nos últimos anos ganhou particular importância, não pela sua dimensão, mas pelas suas características. O problema da dívida em Portugal é não ser geradora de capacidade produtiva a prazo.

Espaços Económicos e Geopolítica
Espanha: A lenta saída da crise
As previsões sobre a evolução macroeconómica espanhola indicam que a recuperação será algo mais lenta que em outras economias desenvolvidas, contendo alguns riscos fundamentais associados. A Ley de Economia Sostenible que pretende estimular a produtividade e competitividade na economia espanhola deverá ser aprovada em breve.
Relatório Trimestral SaeR

Para adquirir o Relatório SaeR, por favor utilize o formulário abaixo:

 (*)
 
 
 
(*)
 
 
(*)
(*)
 (*)

Os campos marcados com * são de preenchimento obrigatório.
Consulte a nossa política de privacidade de dados.

Notícias

Clube SaeR

Aceda aos conteúdos exclusivos e receba regularmente a newsletter SaeR directamente na sua caixa de e-mail.

Contactos

Rua Luciano Cordeiro, 123 4º Esq.
1050-139 Lisboa
Portugal

Tel: +351 213 030 830
Fax: +351 213 030 839
E-mail: saer@saer.pt