RT SaeR - Março de 2003
O que fica
A Crise do Atlântico
A actual situação das relações de aliança entre os EUA e a Europa impossibilita qualquer discurso optimista de retorno à normalidade – e constituindo uma vitória dos terroristas islâmicos, terá como evolução natural a intensificação da crise e a multiplicação dos ataques destrutivos às sociedades envolvidas.
Estratégia de empresa
A corrupção dos mercados
União Europeia
Comissão antecipa debate sobre o futuro financiamento da União
A antecipação do debate sobre o financiamento da Europa para o período 2007-2013, proposta para a actual Comissão, revela-se oportuna e sensata. Poderão, assim, ser evitados riscos de ruptura ou descontinuidades graves.
Reformas estruturais e produtividade
A reforma das políticas que irão permitir à Europa atingir patamares de competitividade face aos seus parceiros externos não pode continuar a ser adiada.
Mercado Monetário e Financeiro
O caso do Euronext-Lisboa. A integração europeia ao vivo
Mais do que a constatação da performance negativa do segmento do mercado financeiro nacional em 2002, importa reflectir sobre o futuro da Bolsa de Lisboa.
Tema de Fundo
Portugal e as novas configurações migratórias
A dinâmica do crescimento de Portugal no período 1991.2002 deveu-se, fundamentalmente, ao crescimento migratório e não ao crescimento natural, como tinha acontecido nas décadas anteriores.
Internacional
Os “cem” dias de Lula
Espanha
Ténues sinais positivos no início do ano
Pela primeira vez em muitos meses, registaram-se taxas de crescimento positivas em Espanha. São, ainda, sinais incipientes e modestos, mas não deixam de gerar um contido alento.
Brasil
A economia brasileira no Governo Lula
Um balanço dos primeiros meses do governo Lula permite perspectivar um caminho de continuidade relativamente ao executivo de FHC, agravado por um cenário negativo.
Conjuntura Internacional
Perspectivas complexas
Conjuntura Portuguesa
Margem de manobra estreita
Os indicadores oficiais e avulsos da economia portuguesa continuam a revelar um abrandamento do ritmo de actividade ao longo dos últimos meses. Quanto ao futuro, as perspectivas de evolução estão condicionadas pelo quadro de incertezas e imprevisibilidades que caracterizam a cena internacional, sendo certo que a margem de manobra das autoridades portuguesas é estreita.
Notícias
Clube SaeR
Aceda aos conteúdos exclusivos e receba regularmente a newsletter SaeR directamente na sua caixa de e-mail.
Contactos
Rua Luciano Cordeiro, 123 4º Esq.
1050-139 Lisboa
Portugal
Tel: +351 213 030 830
Fax: +351 213 030 839
E-mail: saer@saer.pt