SaeR - Sociedade de Avaliação de Empresas e Risco

RT SaeR Setembro 2013

Editorial

- Para leitura no final desta página, em anexo -

O Que Fica

Os Poderes Hegemónicos na Europa e no Mundo: Instabilidade, Ajustamento ou Reconstrução?

Forçado a aceitar um programa de ajustamento, depois de ter entrado em "estado de bancarrota" (idêntico ao que já viveu em 1891, após um excesso de investimentos de modernização financiados com crédito externo - o fontismo - que não geraram os dividendos anunciados), Portugal entrou na fase crítica do que já era uma situação de crise. Passando para o último terço desse programa de ajustamento, não só as reformas não conseguiram superar as resistências dos que se lhe opõem, como não conseguiram mobilizar a vontade coletiva (que prefere assumir a atitude das vítimas de uma amputação de direitos e de uma traição de expetativas) para a concretização das transformações que uma "crise de bancarrota" inevitavelmente impõe.

Análise de Conjuntura

Novos Paradigmas Políticos e Económicos Perante o Novo Cenário Europeu e Global

Em termos de zona euro, as questões permanecem complexas. Há sinais de recuperação mas esta aparenta ser frágil e insuficiente para responder a questões como o elevado nível de desemprego e o padrão de insustentabilidade das dívidas soberanas, que só poderá ser contrariado com um crescimento nominal do PIB superior ao nível das taxas de juro. As eleições alemãs referendaram largamente a política nacional e a política europeia da Chanceler Merkel, sendo previsível que prossiga o seu paradigma. Só deverá aceitar compromissos que minimizem os custos financeiros e de transferência de soberania alemães nos casos em que esteja em causa a sobrevivência da zona euro.

Tema de Fundo

Prospetiva das Cidades, Desafios e Soluções para os Municípios Portugueses

O desafio é preparar as cidades para o futuro, o que significa torna-las competitivas, sem desvirtuar a sua identidade. Para enfrentar este desafio, a SaeR desenvolveu, tendo em conta as tendências globais, mas especificamente para a realidade das cidades nacionais, alguns instrumentos de governança e gestão que podem ser um forte apoio na concretização de políticas que permitam às nossas cidades enfrentar a competitividade global, promovendo o desenvolvimento sustentado, gerando riqueza e qualidade de vida e afirmando-se a si próprias e ao País no quadro global.

Estratégia e Competitividade

Contributo dos Serviços para o Desempenho da Balança Corrente

Nos tempos mais próximos, a procura interna por via do consumo privado e público vai permanecer condicionada pela necessidade de correção dos desequilíbrios interno e externo e devido ao processo de desalavancagem da economia. A forma mais rápida e consequente de manter o ritmo de expansão das exportações é favorecer o incremento dos serviços transacionáveis - estes contêm um baixo valor de importações no produto exportado, são menos exigentes em termos de capital, existe alguma tradição portuguesa, designadamente no turismo, reconhecem-se vantagens comparativas e são absorventes de trabalho. Afigura-se, pois, que o modo mais eficaz de manter o ritmo de expansão do setor exportador é facilitar o desenvolvimento dos serviços exportáveis.

Espaços Económicos e Geopolítica

Síria. Um Exercício Prospetivo Quanto ao Futuro do País e o Potencial Económico Para Portugal

Para a economia portuguesa, colocada perante a necessidade de reformular o seu posicionamento estratégico e, assim, definir uma clara opção pela internacionalização (face ao definhar da procura interna), a Síria é um desafio. Partindo quase do zero e perante o residual comércio bilateral entre os dois países (situação agravada com o embargo europeu a este país, fruto da Guerra Civil em que se encontra), Portugal tem aqui uma oportunidade para ganhar mercado e potenciar os seus produtos, com vista à inevitável reconstrução síria.
Relatório Trimestral SaeR

Para adquirir o Relatório SaeR, por favor utilize o formulário abaixo:

 (*)
 
 
 
(*)
 
 
(*)
(*)
 (*)

Os campos marcados com * são de preenchimento obrigatório.
Consulte a nossa política de privacidade de dados.

Notícias

Clube SaeR

Aceda aos conteúdos exclusivos e receba regularmente a newsletter SaeR directamente na sua caixa de e-mail.

Contactos

Rua Luciano Cordeiro, 123 4º Esq.
1050-139 Lisboa
Portugal

Tel: +351 213 030 830
Fax: +351 213 030 839
E-mail: saer@saer.pt