SaeR - Sociedade de Avaliação de Empresas e Risco

Setúbal aposta num Centro de Mar para gerar riqueza

O mar já foi importante para Portugal e deve voltar a sê-lo. Parece a repetição do discurso que o Presidente da República, Cavaco Silva, fez no Parlamento no último 25 de Abril, e de facto é, só que declinado numa proposta concreta pelo economista Ernâni Lopes. Militante do PSD e antigo ministro das Finanças, foi ontem a Setúbal defender a mesma aposta no mar que Cavaco Silva pôs na ordem do dia há pouco mais de um mês e apoiou a intenção da autarquia sadina de avançar com a instalação de um Centro de Mar como instrumento de impulso à criação de riqueza regional.

Para aquele economista, que tutelou as Finanças de Portugal num período difícil - a crise de 1983 - e num governo PS/PSD (Bloco Central, 1983-1985), é "urgente encontrar domínios em que a economia portuguesa seja capaz de criar riqueza em condições efectivas e sustentáveis". E um "dos poucos domínios" em que isso pode acontecer é "a economia do mar", defendeu, destacando a criação dos tais centros de mar como "uma componente" dessa "visão estratégica" de que o país necessita.

Ernâni Lopes falava na apresentação da proposta da SAER - Sociedade de Avaliação de Empresas e Risco para a criação do Centro de Mar de Setúbal, uma ideia que mereceu o apoio da presidente da autarquia de Setúbal, Maria das Dores Meira.

"Fomos contactados pela SAER e abraçámos de imediato este projecto, porque acreditamos que a SAER pode ser a âncora a que nos podemos agarrar para organizarmos tudo o que se passa no estuário [do Sado]", argumentou a autarca, convicta de que o projecto poderá arrancar em 2011.

"Apesar das potencialidades do estuário do Sado, do rio, da serra e do mar, não tínhamos nenhuma entidade que pudesses fazer um Centro de Mar como a SAER se propõe fazer, em parceria com a autarquia", concluiu a líder do município.

No encontro realizado ontem, participou também o administrador da Sonae Turismo Henrique Montelobo, que apresentou uma comunicação sobre o tema Arrábida e Sado - Potencialidades e Fragilidades e que identificou três áreas de grande potencial turístico na região de Setúbal: náutica de recreio, birdwatching (observação de pássaros) e visitação do estuário do Sado.?
 
Público/Agência Lusa
03.Jun.2010

Notícias

Clube SaeR

Aceda aos conteúdos exclusivos e receba regularmente a newsletter SaeR directamente na sua caixa de e-mail.

Contactos

Rua Luciano Cordeiro, 123 4º Esq.
1050-139 Lisboa
Portugal

Tel: +351 213 030 830
Fax: +351 213 030 839
E-mail: saer@saer.pt