SaeR - Sociedade de Avaliação de Empresas e Risco

ARC Ratings apresenta-se como alternativa no mercado mundial da notação de crédito

Foi lançada internacionalmente, no dia 16 de Janeiro de 2014, a ARC Ratings, a qual resulta da evolução da Companhia Portuguesa de Rating, S.A. (agência de rating portuguesa criada há 25 anos, de que a SaeR era acionista a 100%, e uma das mais antigas na Europa), numa parceria com quatro agências de rating, originárias de outros quatro países em três continentes (Credit Analysis and Research Limited (CARE) – India; Global Credit Rating Company Limited (GCR) – África do Sul; Malaysian Rating Corporation Berhad (MARC) – Malásia; e SR Rating – Prestação de Serviços, Ltda. (SR Rating) – Brasil).
Terá como CEO José Poças Esteves, até agora o responsável pela Companhia Portuguesa de Rating. A ARC posiciona-se como agência de rating de crédito com sede na Europa, mas com alcance mundial. A companhia pretende tornar-se uma alternativa no mercado global, com a adoção de uma abordagem baseada na multiperspetiva e no conhecimento local, na excelência técnica, apostando no rigor técnico, num sistema de governança rigoroso e em metodologias de rating inovadoras.
Um dos seus objetivos chave passa por recuperar o papel de antecipação das agências de rating de crédito. Com uma base de clientes localizados na Europa, prevê expandir-se dentro e fora do continente, com natural prioridade para os países de origem dos seus atuais parceiros.
Refira-se que a ARC Ratings cumpre os mais elevados padrões de regulação do mercado, estando registada pela ESMA (European Securities and Markets Authority), a reguladora europeia do setor e a mais recente a ser constituída (já depois da crise financeira de 2008), considerada de referência pelos mercados.