SaeR - Sociedade de Avaliação de Empresas e Risco

Segundo consultores da SaeR - Perfil do investimento português está a melhorar

Essas alterações são visíveis tanto ao nível dos sectores tradicionais, como a indústria transformadora e serviços (turismo principalmente), de acordo com os especialistas da SaeR.
Há uma aposta nas tecnologias de informação, em energias alternativas ou nas indústrias marítimas por parte dos investidores, garantem os economistas.

Os dados mostram também que, nos últimos meses, as empresas portuguesas conseguiram ganhar quota de mercado e captar mercados externos com elevado crescimento, como a China, o México e Angola.

Para José Poça Esteves, o alargamento a Leste da União Europeia e a entrada da Roménia e Bulgária na UE, no início de 2007, podem ser uma oportunidade para as empresas portuguesas, que devem interessar-se por esses mercados, à procura de produções a custos mais baixos, mas mantendo o controlo da distribuição e o contacto com os clientes.

Em 2006 havia cerca de 450 empresas portuguesas a funcionar na Bulgária e na Roménia, em sectores de madeira, têxteis, serviços financeiros e de consultoria, engenharia, advocacia e informática.

Na Polónia, onde a presença de empresas portuguesas é mais significativa, o valor do investimento feito por portugueses nos últimos quatro anos rondou os 810 milhões de euros.

Lusa/SOL
2007-01-09

Notícias

Clube SaeR

Aceda aos conteúdos exclusivos e receba regularmente a newsletter SaeR directamente na sua caixa de e-mail.

Contactos

Rua Luciano Cordeiro, 123 4º Esq.
1050-139 Lisboa
Portugal

Tel: +351 213 030 830
Fax: +351 213 030 839
E-mail: saer@saer.pt